Bons hábitos de leitura – Leitura por imagens

Lembra que sua leitura hoje é feita por sons? O que essa técnica vai fazer é tirar ou minimizar ao máximo o uso do som na leitura. Sua leitura vai começar a ser feita identificando imagens. Pode parecer estranho, na verdade, é muito estranho e difícil de imaginar que você não vai mais precisar ouvir sua voz quando estiver lendo.

Mas não se preocupe. Você não vai ser o primeiro e nem o último a ler dessa forma. Em outras culturas, a leitura por imagens é comum, faz parte do cotidiano.

Os antigos egípcios liam os hieróglifos, imagens que representavam letras.

Os japoneses leem kanji, katakana e hiragana, imagens que representam letras, palavras ou frases.

 

Os chineses leem mandarim, imagens que representam letras, palavras ou frases.

 Egípcios? Japoneses? Chineeeeeses? O que eles têm a ver comigo?

Provavelmente eles não têm nada a ver com você, a menos que você seja descendente deles. Os exemplos acima só provam que não é impossível ler por imagens. Na verdade, ler dessa forma é mais fácil do que você imagina. Em algumas situações, você lê por imagens e nem percebe, como por exemplo no trânsito.

Com certeza você sabe o que significa está placa. “Proibido estacionar” Mas está escrito em algum lugar desta placa “Proibido estacionar”? Não ! Não está escrito em nenhum lugar, mas você reconheceu a imagem e atribuiu significado a ela.

Você vai começar a ler do mesmo jeito que você identifica as sinalizações, através de imagens. Pare para pensar quantas vezes já leu a palavra “você”? Até agora no ebook já foi umas 30x. Pense em quantas vezes já leu “você” na sua vida. Inúmeras vezes, portanto não precisa mais ler sílaba por sílaba para poder atribuir significado a uma palavra, você não precisa ouvir o som da sua leitura para que possa entender o texto.

Você já está tão acostumado a ler, que acaba identificando as palavras só de olhar para elas. Quer fazer um teste e ver como é verdade?

“De arcodo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa”

“35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!”

Vamos mais além? Olhe tudo que tem a sua volta. Computador, estante, livros, cadeira, cama, abajur, janela, etc… Tudo o que você vê está vendo é uma imagem, e você consegue identificar cada um desses objetos e atribuir significado a eles. Não está escrito na cadeira que ela é uma cadeira, você apenas olha para ela e entende que ela é uma cadeira, isso também é um tipo de leitura por imagens.

E este texto, concorda comigo que ele é uma imagem? Então se é uma imagem, você pode ler ele como uma, assim como os egípcios, japoneses e chineses.

Anúncios
Categorias: Bons Hábitos | Tags: | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: